Exposição lembra refúgio de 14 mil crianças cubanas

Imagine se na sua infância você tivesse que deixar sua casa e sua família para viver em um país diferente com medo e sem saber se retornaria ou voltaria a ver seus pais novamente! Foi isso o que aconteceu com 14 mil crianças cubanas que deixaram Cuba entre 1960 e 1962, após a instalação do governo comunista, para começar uma nova vida nos Estados Unidos.

crianças cubanas
Mostra Pedro Pan. Foto: Enjoy Miami

A história destas crianças pode ser vista na mostra Operation Pedro Pan – The Cuban Childrens Exodus que está em cartaz no Centro Cultural History Miami, em Downtown, até o dia 17 de janeiro. O nome da operação – que faz referência ao conto de Peter Pan – foi dado pelo repórter do jornal Miami Herald, em 1962, que fazia a cobertura do êxodo.

A exposição é dividia em 6 partes: A história das crianças, a decisão dos pais em enviá-las para fora do país, a saída de Cuba, a chegada nos EUA, a vida nos EUA e as reflexões de todo o acontecimento. “Foi tudo muito difícil. Mas hoje sou muito grata ao que os meus pais fizeram”, diz Carmen Romanach, uma das diretoras do grupo Pedro Pan formado pelos ex-refugiados para preservar este fato histórico. “Não é possível buscar a felicidade sem liberdade”, diz outro participante em vídeo exibido na Mostra.

Foto Mariana Teodoro
Foto Mariana Teodoro

Depoimentos emocionantes – em inglês e espanhol, objetos que retratam o período e cenários bem montados tornam a exibição ainda mais especial. Por isso, se estiver em Miami até 17 de janeiro, recomendo incluir a visita na sua programação. É sempre importante agregar conhecimento ainda mais em uma época de crise mundial quando o assunto é imigração!

Dicas

História de Miami – No mesmo Centro Cultural da Exposição Operation Pedro Pan, você pode conferir outras mostras temporárias e exposições permanentes como a “Tropical Dreams – A People’s History of South Florida” que conta a história da Flórida desde a pré-história até os dias atuais.

Foto Mariana Teodoro
Foto Mariana Teodoro

Valores – O ingresso para o History Miami custa $10 e inclui acesso a todas as exibições. Idosos, crianças e estudantes pagam menos.

Endereço – O History Miami fica na 101 West Flagler Street – Downtown Miami. Para mais informações, acesse: historymiami.org

Pedro Pan – Mais informações sobre o grupo Operation Pedro Pan no site: pedropan.org

Comentários

Comentários

Deixe um comentário