Wynwood: O bairro transformado pelo grafite

Imagine a seguinte possibilidade: Um bairro decadente e abandonado pelo poder público passa por uma transformação cultural e pouco tempo depois se torna uma das áreas mais promissoras e visitadas da sua cidade. Não seria incrível? Foi isso o que aconteceu com o distrito de Wynwood, em Miami, graças ao trabalho de um visionário.

+ 6 restaurantes em Wynwood

Tony Goldman, pioneiro do ramo imobiliário, responsável também pelo desenvolvimento de Miami Beach e do SoHo, em New York, decidiu, em 2009, iniciar um projeto de transformação de Wynwood a partir de uma simples ideia: “Aproveitar as paredes sem janelas dos depósitos e galpões industriais do bairro como telas gigantes”.

Wynwood Walls

E parece que Goldman (falecido em 2012) conseguiu ir além na sua missão. Hoje, o Wynwood Art District é considerado uma das maiores instalações de arte de rua do mundo. São dezenas de obras espalhadas pelo bairro assinadas por mais de 50 artistas de 16 países. Os brasileiros Kobra e Os Gêmeos já deixaram suas marcas no bairro!

Mural dos brasileiros Os Gêmeos em Wynwood
Mural dos brasileiros Os Gêmeos em Wynwood

O desenvolvimento da região, antes conhecida como Little San Juan, fez também com que galerias de arte, antiquários, lojas e restaurantes descolados se instalassem por lá.

Loja de plantas de Wynwood - Foto: Rafael Wiermann
Loja de plantas de Wynwood – Foto: Rafael Wiermann

Em 2015, o Wynwood Art District foi nomeado como um dos 4 melhores bairros dos Estados Unidos pela American Planning Association (APA). A Associação reconhece ruas, espaços públicos e bairros que demonstram um planejamento excepcional com o intuito enriquecer a comunidade, facilitar o crescimento da economia local e inspirar iniciativas semelhantes ao redor do País.

Mural do artista brasileiro Kobra da rua principal de Wynwood!
Mural do artista brasileiro Kobra da rua principal de Wynwood!

Para programar sua visita à Wynwood, veja abaixo 6 dicas!

Dicas de Wynwood
1- Onde ir

Os grafites, galerias e restaurantes ficam espalhados por todo o bairro, localizado na região de Midtown. Mas o principal ponto de referência de Wynwood é o parque de Wynwood Walls, um pequeno parque fechado e gratuito onde fica grande parte dos principais murais. Endereço: 2520 NW 2nd Ave. Horário de funcionamento: Das 10:30 da manhã às 11h30 da noite.

Entrada da Wywnood Walls
2 – Melhor horário

Para mim, o horário ideal para visitar Wynwood é no fim da tarde porque ainda está claro, mas já não faz tanto calor. O legal é que logo depois de visitar os murais, você pode aproveitar para jantar em um dos restaurantes do bairro.

Wynwood Walls . Foto: Camila Vaz
Wynwood Walls . Foto: Camila Vaz
3 – Como ir e onde estacionar 

Wynwood está próximo à regiões turísticas de Miami, como Downtown (a 10 minutos) e até mesmo Miami Beach (20 minutos). Você pode estacionar na rua se tiver no seu celular o aplicativo Pay By Phone ou em estacionamentos privados ao redor que custam de $7 a $15. Outra maneira de ir até o bairro é de Uber ou de transporte público.

Estacionamento na rua principal perto do Wynwood Walls!
4 – Passeio com a família 

Como o espaço é grande e colorido, o passeio pode ser feito por toda a família. As crianças, por exemplo, se divertem bastante nos murais!

As crianças se divertem no Wynwood Walls.
As crianças se divertem no Wynwood Walls.
5 – Festival 

Se você estiver na cidade no 2º sábado do mês, pode conferir no local o Wynwood Art Walk, festival que reúne música, exposições, performances e food trucks, a partir das 18h.

Wynwood Art Walk. Foto: Enjoy Miami
Wynwood Art Walk. Foto: Enjoy Miami
6 – Guia 

– Baixe o guia Wynwood Tour Guide na apple store para aproveitar melhor o passeio. Se preferir, fazer um tour guiado, confira as opções aqui. Acesse também: thewynwoodwalls.com

Nos divertindo na hora das fotos!
Nos divertindo na hora das fotos!
Wynwood!!!
Wynwood!!!
+ Roteiro Miami Em 3 Dias
O que achou de Wynwood? Qual o seu mural favorito?

Fontes:
Wnwood Miami 
Miami Herald

Comentários

Comentários

2 comentários em “Wynwood: O bairro transformado pelo grafite

  • 27/09/2016 em 3:03 pm
    Permalink

    Com organização e decisão se pode mudar tudo de um distrito em decadência a um distrito franca ascensão e com grade sucesso de publico. Meus parabéns ao idealizador e todos as empresas que acreditaram e investiram e a população que foi beneficiada com empregos e aumento da renda. Espero quando for a Miami irei conhecer.

    Resposta

Deixe um comentário