Descobrindo a Costa Oeste – Anna Maria e Siesta Key

No lado oposto à Miami, banhada pelo Golfo do México, a Costa Oeste da Flórida tem praias de areia macia e o pôr do sol mais bonito do Estado. Até então, só conhecíamos Naples, que fica mais perto (a 2 horas) de Miami. Desta vez, fomos um pouco mais longe. Chegamos à Anna Maria Island e Siesta Key.

Como adoramos nossa experiência, vamos dividir agora algumas dicas destes dois destinos começando por Anna Maria!


Anna Maria Island

O
nde fica

A ilha de Anna Maria fica a cerca de 3h30 de carro de Miami, a 2h30 de Orlando e a 20 minutos do município de Bradenton, onde nos hospedamos.

Anna Maria fica na Costa Oeste entre Miami e Orlando.

A 30 minutos, abaixo de Anna Maria, está o condado de Sarasota e a ilha de Siesta Key. E, acima, ficam as importantes cidades de St. Petersburg e Tampa.

Cidades no entorno de Anna Maria.

Porque Anna Maria é especial

Com apenas 11 km de extensão e 3 praias principais, Anna Maria é aconchegante, tem uma certa estrutura, mas ao mesmo tempo é rústica.

É uma das poucas ilhas da Flórida que tenta barrar o domínio das grandes incorporações de condomínios e hotéis. Por isso, o que se vê por lá são casas e pousadas baixinhas.

As praias são para famílias ou para quem quer relaxar. Com água clara e areia macia, semelhante a textura de maisena, é aquele lugar para esquecer da vida.

Comer bem também foi o que a deixou especial. Experimentamos peixes e frutos do mar frescos em restaurantes, aparentemente simples, mas fabulosos no sabor.

Sunset visto do The Sandbar na praia de Anna Maria!

Onde ficar em Anna Maria

Como fomos em março, em pleno Spring Break, não havia nenhum quarto disponível em toda a ilha. Por isso, ficamos no hotel Courtyard by Marriott Bradenton Sarasota/Riverfront, que fica na cidade de Bradenton a 20 minutos da ilha.

Foi uma ótima escolha porque Bradenton possui opções mais em conta e ao mesmo tempo não fica tão distante. Veja aqui mais opções de hotéis em Bradenton!

Mas se você quiser se hospedar em Anna Maria, a comodidade de estar na ilha será melhor.

Veja as opções de pousadas em Anna Maria!
Ficamos no Courtyard by Marriott Bradenton Sarasota/Riverfront.

O que fazer em Anna Maria

Anna Maria se resume basicamente em natureza e gastronomia. São 3 principais praias ao longo de sua extensão:

Anna Maria BeachFica na ponta Norte da ilha. Pelo que pudemos ver é a parte da ilha mais rústica com água clara e areia macia. Ficamos em frente ao restaurante The Sandbar, onde também jantamos (conto mais abaixo).

Anna Maria Island
Anna Maria Beach, tranquilidade e natureza.

Outra área com água clarinha é a do City Pier (foto de abertura do post). O píer, infelizmente, está temporariamente fechado após ser danificado pelo furacão Irma. Mas vale visitar para tirar fotos ou caminhar pela estreita faixa de areia que fica ao lado.

Píer de Anna Maria foi danificado pelo furacão Irma e está em reforma.


Holmes Beach
É a parte Central de Anna Maria onde fica a Manatee Public Beach, uma praia com mais estrutura para quem vai com crianças. Tem chuveiro, parquinho, lanchonete e estacionamento público no endereço: 4000 Gulf Dr, Holmes Beach.

Manatee Beach em Holmes Beach.
Fim de tarde na Manatee Beach em Holmes Beach.


Bradenton Beach
A Bradenton Beach fica mais ao sul. Não chegamos a pegar praia aqui, mas fomos no pequeno e charmoso centrinho histórico que fica nesta região. Na verdade, o local se trata de apenas uma rua, a Historic Bridge St.que termina em um extenso píer de pescaria, fundado em 1921. Lá, tem restaurantes, lojinhas e souvenir.

Píer da Historic Bridge Street dá um charme ao centrinho.

Restaurantes em Anna Maria

The Sandbar Restaurant – Você pode almoçar ou jantar neste restaurante pé na areia que é um dos mais populares da ilha. Costuma ficar cheio, principalmente em alta temporada, mas vale esperar alguns minutos na fila (não faz reserva). A comida é deliciosa.

Anna Maria Island
The Sandbar Restaurant

Tudo o que pedimos estava bom, entrada (coconut shrimp), sanduíche de grouper (peixe pescado na região), sobremesa (key lime pie e blue berry cheesecake) mas o stuffed shrimp (camarões coberto com massa de carne de caranguejo) estava divino! Peça arroz branco em vez do que que vem no prato, acho que combina mais com os camarões.

Stuffed Shrimp, prato delicioso do The Sandbar.

Blue Marlin – Comemoramos nosso aniversário de casamento no ambiente interno do Blue Marlin, que é um restaurante da Historic Bridge St. A área externa é mais rústica e tem música ao vivo. A comida também foi excelente, principalmente o filé de grouper, o peixe típico da região, e os escalopes de entrada. Você pode fazer uma reserva pelo Open Table.

Jantar no Blue Marlin.

Ugly GrouperEsse bar super descontraído é conhecido por receber os visitantes que saem da praia famintos. Adorei o ambiente e os tacos de camarões com crosta de parmesão. Mas fique atento no verão porque ele é todo aberto com mesas ao ar livre.

Grouper gigante é símbolo do bar.
Tacos de camarão com crosta de parmesão.

Rod & Reel PierEssa barraca localizada ao final de um Píer é bem conhecida em Anna Maria mas acabamos ficando sem tempo de visitá-la.


The Waterfront
É outro restaurante de frutos do mar que estava na lista, mas não conseguimos conhecer pela falta de tempo.

Chegada em Anna Maria Island saindo de Bradenton.

Siesta Key

Siesta Key é uma pequena ilha que pertence ao condado de Sarasota. Fica a 30 minutos de Anna Maria.

A diferença entre as duas é que Siesta é mais movimentada e tem estrutura de cidade de praia maior com muitos faróis, condomínios de luxo e ruas largas.

Das três praias de Siesta Key, conhecemos duas: a famosa Siesta Beach e a calma Turtle Beach.


Siesta Beach

Eleita uma das praias mais bonitas dos Estados Unidos, Siesta Beach é também muito popular. Por isso, se quiser conhecê-la mais vazia, escolha os dias de semana.

Siesta Beach já foi eleita a praia número 1 dos EUA pelo TripAdvisor.

O que me chamou atenção em Siesta Beach foi a “largura da praia”. Acho que caminhamos uns 4 minutos do momento que pisamos na areia até chegar ao mar.

Siesta Key
A faixa de areia que separa o estacionamento do mar é extensa!

Em algumas épocas do ano e dependendo da posição do sol, a água fica bem clarinha, o que a deixa mais bonita.

Siesta Key
Siesta Beach é popular e cheia nos fins de semana!

A estrutura de Siesta Beach impressiona, principalmente, para quem vai com crianças. Tem playgrounds, banheiro, chuveiros, lanchonete e estacionamento público que fica no endereço: 948 Beach Rd, Siesta Key. No waze, basta colocar Siesta Key Beach Public Parking.

Siesta Beach
Na orla, tem uma boa estrutura para as crianças.

Turtle Beach

Acabamos passando mais tempo na Turtle Beach, que fica na ponta sul de Siesta Key. A praia é mais estreita e mais tranquila. É um lugar mais rústico pra quem prefere relaxar, mas também tem banheiros e estacionamento público no endereço: 8627-8699 Turtle Beach Rd, Sarasota.

Turtle Beach é natureza pura!
Restaurante em Siesta Key

Apenas almoçamos em Siesta na saída da praia. Paramos no Boat Yard Waterfront – que fica a 5 minutos de Siesta Beach –   e foi uma grata surpresa. É um restaurante rústico, descontraído e com uma vista bonita.

Almoço no Boat Yard Waterfront.

Onde ficar em Siesta Key

Se você vai só para Siesta Key e não para Anna Maria, vale mais a pena se hospedar em Sarasota porque ela é mais próxima e tem uma maior variedade de hotéis. Ficar em Sietsa Key sai bem mais caro. Veja nos links abaixo!

+ Hospedagem em Siesta Key
+ Hospedagem em Sarasota

Sarasota

Em Sarasota, você também encontra bons restaurantes, além de um museu muito recomendado. Uma amiga do Brasil que já explorou a cidade disse que vale conhecer o The Ringling, um museu de arte que abriga também uma exibição sobre a história do circo.

Sarasota
The Rigling Museum.
St. Petesburg

A 30 minutos acima de Anna Maria Island, também fica a cidade de St. Petesburg. Para quem gosta de arte, esta cidade guarda uma jóia, o Salvador Dali Museum, o mais importante museu sobre o artista fora da Espanha.


Café da manhã fora do hotel

Caso o café da manhã no seu hotel não esteja incluso ou não seja tão bom, uma opção é conhecer as famosas casas de breakfast americanas Waflle House – especializada em wafles – e iHop – em panquecas.

iHop é o paraíso das panquecas!

Elas tem unidades espalhadas por todo o País, inclusive mais ao norte de Miami. Mas as da Costa Oeste são mais limpas e organizadas. Basta colocar no Waze, o nome de uma das duas que o aplicativo mostra as mais próximas de você.

Paramos na Wafle House pra tomar café da manhã!

Recados úteis

Não tem melhor forma de chegar e se locomover pela Costa Oeste do que alugar um veículo. Veja aqui neste post um guia completo para alugar um carro em Miami!

Também não se esqueça de comprar um chip para usar internet. Como citei algumas vezes, o uso do aplicativo waze facilita muito a vida. Ele indica não apenas caminhos mas também, lugares, restaurantes, postos de gasolina, radares e até policiamento na rodovia.

Anna Maria
Caminho de Bradenton para Anna Maria.

Espero que tenha gostado do post!

Se você mora na Flórida e ainda não viajou pra esses lugares, vai adorar conhecer!

Se você é visitante assíduo do Estado, também é uma possibilidade de visitar praias diferentes.

Agora, se é a sua primeira vez em Miami, acredito que o destino fique fora de mão, a não ser que você tenha muitos dias ou esteja em Orlando que fica mais perto.

Uma alternativa é conhecer Naples, que também fica na Costa Oeste da Flórida, mais está a apenas duas horas de Miami.

Pôr do sol na Costa Oeste é fascinante! Foto: Ricardo Graziano
+ Naples – Charme e beleza a duas horas de Miami
+ Key West – Guia completo para você conhecer a ilha
+ O que fazer em Fort Lauderdale
+ Onde ficar em Miami

Comentários

Comentários