Transporte Público em Miami – Dicas para os visitantes!

Para a população, de um modo geral, o transporte público em Miami funciona bem. Para visitantes que querem circular pelas áreas turísticas ou carregando malas, porém, há alguns obstáculos como:

  • Nem sempre uma única linha é suficiente para levar aos pontos de interesse, sendo necessário combinar dois ou mais meios;
  • O metrô de Miami, que é um transporte mais rápido, não chega nas regiões mais turísticas, como Miami Beach.

Por outro lado, dois transportes gratuitos nas regiões mais centrais fazem sucesso entre os turistas. São eles:


Metromover

O Metromover é o trenzinho de superfície de Miami que liga os bairros de Downtown (Centro) e Brickell (bairro financeiro) É gratuito, tem ar condicionado e o conceito de viajar em pé.

transporte público em Miami
Metromover é ícone de Miami.

Muitos visitantes pegam o Metromover até mesmo com o intuito de passear e ver a paisagem urbana de Miami.

Estação Bayfront Park, em Downtown Miami.

É muito simples de usar o Metromover porque ele tem apenas 3 rotas. (mapa)

Omini Loop (linha azul escura) – Liga Downtown ao parque dos Museus e ao Adrienne Arsht Center.

metromover miami
Neste painel, é indicada a linha do próximo trem.
Estação dos Museus – Museum Park.

Brickell Loop (linha amarela) – Liga os bairros de Downtown e Brickell. Então, se você está em Brickell e quer ir para Downtown, basta pegar sentido Downtown e vice-versa.

transporte público em Miami
Neste painel, veja que indica Brickell Loop.

No Brickell Loop, você também pode parar dentro do shopping Brickell City Centre. A estação é 8th Street/Brickell City Centre. Basta subir a escada rolante para entrar no Shopping.

+ Hotéis em Downtown e Brickell
metromover
O Metromover te leva para dentro do Shopping Brickell City Centre.

Inner Loop (linh azul clara) – Provavelmente você não precisará usar esse percurso que faz apenas um círculo em algumas das principais estações.

*Na estação Government Center (linhas azuis), é possível fazer conexão com diversas linha de ônibus e chegar a outras partes de Miami.

O mapa do Metromover fica disponível em todas as estações.

Mapa do Metromover.

Trolley

É estilo um bonde mas sem estar preso a cabos de aço. Assim como o Metromover, também é gratuito. Há 6 diferentes rotas de trolleys em Miami e elas costumam ser curtas, ideais para quem pretende ir a um lugar próximo, mas não próximo o suficiente para ir andando, ou para chegar até uma parada do metrô ou ônibus.


Onde utilizar as trolleys

Você pode utilizar as linhas de Trolley para se movimentar em curtas distâncias nos bairros de Downtown, Brickell, Midtown e Wynwood.


Veja aqui as rotas e pontos de parada!

Trolley é um meio de transporte gratuito em Miami!

Já o sistema de ônibus e de metrô é menos comum entre os visitantes, mas se você deseja experimentar, confira algumas dicas:


Metrobus

É o nome do sistema de ônibus de Miami. O pagamento é feito em dinheiro (cash) em um máquina dentro do veículo. É bom ter trocado. Os valores das passagens podem variar. Os ônibus têm horário pré-definidos e nem sempre são muito rápidos, por isso confira aqui os horários para não ficar esperando muito nas paradas.

ônibus em Miami
Metrobus. Foto: Miami-Dade County Department of Transportation.

Algumas linhas levam até os pontos turísticos. São elas:


Route 123 South Beach Local
 
 Para circular dentro de South Beach de ônibus, utilize a linha 123. É um ônibus pequeno que circula apenas por South Beach. É bem útil para não precisar caminhar muito.

Ele para por diversos pontos da Washington Avenue (duas quadras da Ocean Drive) e passa pelo South Pointe Park e Lincoln Road. Veja aqui a rota aqui!

 

Route 119 Route S Liga South Beach a Downtown.

Por onde passa: Downtown (Miami) Bus Terminal, Main Library, Historical Museum, Miami Art Museum, Government Center Metrorail station, Omni Bus Terminal, MacArthur Causeway, City of Miami Beach, South Beach, Lincoln Road (seu hotel), Collins Avenue, 192 Street Causeway, City of Aventura, Aventura Mall

Veja aqui o itinerário  completo!

 

Metrorail

O Metrorail é o nome dado ao metrô de Miami que conta com apenas duas linhas e corta o interior da cidade de Norte a Sul.

Veja aqui o guia do metrô de Miami para saber se ele será útil na sua viagem!

metrô de Miami
Metrorail. Foto: Miami-Dade County Department of Transportation.

Metrô saindo do Aeroporto

Se você não chegou com muitas malas e quer seguir de metrô saindo do Aeroporto Internacional de Miami, você deve seguir com o trenzinho de superfície do aeroporto chamado Mia Mover (veja na foto placa indicando o trenzinho) até a Miami Central Station.

Lá, é possível usar as linhas de ônibus e pegar a linha laranja Metrorail’s Orange Line até  Downtown (descendo na estação Gorvenmente Center) ou Brickell.

Placa no Aeroporto indica o caminho para pegar o Mia Mover.

Para pagar o metrô, você deve retirar na estação o Easy Ticket, um cartão gratuito recarregável. O metrô não aceita dinheiro.


FreeBee

O Freebee não chega a ser um transporte público, mas resolvi destacá-lo aqui por ser gratuito. Ele é este carrinho elétrico ecológico que transporta os passageiros em curtas distâncias.

FreeBee está em alta em Miami!

Para chamá-lo, é preciso baixar o app do Free Bee e fazer um cadastro. É claro que na hora de solicitar o motorista você precisa estar conectado. Veja aqui uma opção de chip para usar internet em Miami!

Passo a passo para usar o FreeBee.

Ele é ideal para quem está em South Beach, por exemplo, e que ir de uma ponta a outra sem ter que caminhar muito ou pegar outro transporte. Ainda não experimentei, mas assim que fizer o teste, volto aqui para contar minha experiência!

 

Trem Bright Line 

O Brightline é o famoso trem rápido que vai ligar, no futuro, as cidades de Miami à Orlando. Mas a princípio apenas a primeira fase – que corresponde ao trecho entre em Miami e West Palm Beach está sendo finalizado. Veja mais informações neste post!

Trem rápido é aguardado em Miami.
Veja também:
+ Uber em Miami, vale a pena?
+ Guia para alugar um carro em Miami
+ Seguro Viagem: Não viaje sem!
+ Roteiro: Miami em 3 Dias

Comentários

Comentários

Um comentário em “Transporte Público em Miami – Dicas para os visitantes!

  • 30/04/2018 em 12:38 am
    Permalink

    Muito valioso as dicas 🙏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

Fechado para comentários.